ATRAÇÕES

Conheça a região de Prados - MG

prados2

PRADOS – MG

A localidade de Prados pertenceu à vila São José Del Rei, atual Tiradentes, até 1890, emancipada pelo decreto estadual número 41 de 15 de abril. O município foi instalado em 1891.

Ao sopé da Serra de São José, Prados apresenta em boa parte, um belo casario, onde se mesclam o antigo e o moderno. Prados, “Presépio de Minas”, evoca não só beleza, mas tradição e poesia.

bichinho1

VITORIANO VELOSO (BICHINHO)

Existe um lugar “perdido”, que está situado no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e na Estrada Real. A comunidade de Vitoriano Veloso, hoje conhecida com Bichinho, é um lugarejo que fica a 9 quilômetros de Prados, a qual faz parte.

Bichinho fica entre Prados e Tiradentes. Em meio a casas antigas, encontram-se belas e boas pousadas, restaurantes, casas de aluguel, lojas de artesanatos, oficinas e deliciosos doces caseiros.

 

tiradentes1

TIRADENTES

História, gastronomia, artesanato, cultura, ecoturismo, tranquilidade… É difícil definir a cidade de Tiradentes em poucas palavras. Justamente por isso, a charmosa cidade mineira atrai tantos visitantes, que podem conferir as diversas atrações e as opções de passeios para os mais variados gostos.

Cada museu, igreja, rua ou praça oferece uma história diferente, contada por guias ou moradores que recebem os turistas com muita hospitalidade.

boqueirao1

BOQUEIRÃO

A cerca de 5 km do centro de Prados há uma trilha que leva ao boqueirão, uma fenda na montanha com uma nascente no alto, uma série de grutas e pequenos cânions faz do lugar uma maravilha que vale a pena ser visitada.

A biquinha é um ponto no “pé da serra”, há uma estrada em boas condições que leva até o local onde há uma bica cuja nascente é no alto da montanha, um local apropriado ao lazer e um dos principais pontos de partida a quem deseja subir a montanha.

serra

O ALTO DA SERRA

É tradição em Prados subir a Serra, existem dois principais caminhos para quem deseja subir a montanha, o primeiro é passando pela biquinha e o segundo pela pedreira desativada, de maneira geral, os caminhos são caminhadas de nível médio e os que sobem se deslumbra.

A vista do alto da montanha é espetacular, de lá se enxergam várias cidades da região, toda a mata do entorno da montanha, além de cavernas, uma nascente no alto da montanha, um cruzeiro construído de frente ao paredão, onde eram rezadas missas e muito mais.

gastronomico

FESTIVAL GASTRONÔMICO

O clássico Festival Cultura e Gastronomia Tirandentes, elaborados por chefs estrelados brasileiros e estrangeiros, acontece anualmente e oferece menus que são resultados de um projeto que, desde 2012, já percorreu 17 estados e 48 mil quilômetros em pesquisas sobre ingredientes e receitas regionais brasileiras.

A cidade que sedia o evento e todas as outras que ficam em seu entorno, são procuradas por turistas de todo o Brasil e mobiliza todos os níveis da sociedade local.